Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional: interface com a interprofissionalidade

Resumo

ARNEMANN, Cristiane Trivisiol et al.

Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional: interface com a interprofissionalidade. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2, pp.1635-1646. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0841.

Nosso artigo, fundamentado na Pesquisa Apreciativa, apresenta e discute as melhores práticas de um grupo de preceptores de um programa de residência multiprofissional em Saúde. As melhores práticas identificadas são: a consulta multiprofissional, o acolhimento dos residentes e as ações integradas entre as diferentes ênfases da residência. Além dessas, identificaram-se as estratégias para desenvolver as práticas nos cenários de saúde que seguem os pressupostos da educação interprofissional, já que promovem a reflexão de diferentes atores do processo na construção de práticas que buscam maior atenção à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Palavras-chave : Educação interprofissional; Educação permanente em saúde; Residências multiprofissionais em saúde; Pesquisa apreciativa; Prática profissional.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018000601635&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt