Resumo
ZIMMERMANN, Ana Beatriz et al.
Reformulação curricular dos cursos de Terapia Ocupacional: resultados e desafios de um percurso. Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e180276. Epub Feb 18, 2019. ISSN 1414-3283.
http://dx.doi.org/10.1590/interface.180276.
Este artigo relata o processo de reformulação curricular do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná ocorrido no período de 2013 a 2016. As justificativas para a reformulação foram: a necessidade de alinhamento com as atuais políticas públicas nacionais e os parâmetros nacionais e internacionais para formação profissional. O processo ocorreu de modo participativo e problematizador, culminando em uma matriz curricular delineada por eixos e ênfases específicas, com 3.305 horas distribuídas em cinco anos. A proposta pedagógica contempla a diversidade teórico-prática e didático-metodológica dos docentes. Consideraram-se também: a especificidade da formação em período noturno, o perfil dos estudantes ingressantes, a necessidade de redução nos índices de retenção e evasão, e as mudanças no mercado de trabalho. O desafio agora é a implantação gradativa e a avaliação continuada do novo currículo, de modo a garantir a formação esperada.
Palavra-Chave : Currículo; Terapia Ocupacional; Ensino superior.