Resumo
CARDOSO JUNIOR, Ranulfo e SOUSA, Eduardo Sérgio Soares. Supervisão acadêmica do Programa Mais Médicos na Paraíba, Brasil: percepção dos médicos brasileiros e estrangeiros. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, suppl.1, e190487. Epub 28-Set-2020. ISSN 1807-5762. https://doi.org/10.1590/interface.190487.
Esta pesquisa avaliou a supervisão acadêmica do Programa Mais Médicos na Paraíba (PMM-PB), na perspectiva dos supervisionados, e se esta difere entre brasileiros e estrangeiros. Utilizou-se metodologia qualitativa documental e o banco de dados do inquérito conduzido sobre o PMM-PB no período de 2015 a 2016. Respostas fechadas foram analisadas pelo Qui-Quadrado e o Teste Exato de Fisher, considerando nível de significância de 5% (p < 0,05). Na análise qualitativa, usou-se a técnica de análise de conteúdo. A formação acadêmica tem tempo similar entre os grupos; na pós-graduação (Saúde da Família) e na experiência de trabalho (Atenção Primária), havia mais estrangeiros do que brasileiros. A supervisão acadêmica foi avaliada como “muito positiva”, destacando-se relação cordial, fácil acesso ao supervisor, suporte às decisões clínicas e envolvimento no programa; entretanto, sua atuação foi considerada insuficiente para resolver problemas de gestão.
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Palavras-chave : Supervisão acadêmica; Programa Mais Médicos; Atenção Primária à Saúde.