Resumo
MIGUEL, Edson Arpini; ALBIERO, Adriana Lenita Meyer; ALVES, Rozilda Neves e BICUDO, Angélica Maria.
Trajetória e implementação de disciplina interprofissional para cursos da área de Saúde.
Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2, pp.1763-1776. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0576.
Na educação interprofissional (EIP), duas ou mais profissões de saúde aprendem uma sobre a outra, aprimorando atitudes, conhecimento, habilidades e comportamentos para a prática colaborativa. Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), os cursos de saúde apresentam currículos com disciplinas, hierarquizados e centrados no professor. Justificam-se mudanças em busca de uma formação integral. Este trabalho descreve a criação de disciplinas que atuam na Atenção Primária. Os componentes curriculares denominados Atenção em Saúde I e II foram introduzidos na matriz curricular. Nas atividades, foi utilizado o Arco de Maguerez, como metodologia ativa e um sistema de avaliação composto de eixos cognitivos, psicomotor e afetivo, articulados, contínuos e sistemáticos. Conclui-se que a EIP pode ser a integração entre universidade e os serviços de saúde trabalhando pela formação dos estudantes, na qual o conhecimento contribua de forma fundamental para o bem-estar da comunidade.
Palavras-chave : Educação interprofissional; Currículo; Metodologias ativas.