Ver, rever e transver: iluminando a formação interdisciplinar com educadores da Saúde Coletiva

Mattos MP, Gomes DR, Trindade SNC, Silva MM, Carvalho RB, Oliveira ERA. Ver, rever e transver: iluminando a formação interdisciplinar com educadores da Saúde Coletiva. Interface (Botucatu). 2020; 24:e190566. Doi: https://doi.org/10.1590/Interface.190566

 Resumo

O objetivo deste artigo foi relatar a vivência do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de formação interdisciplinar com educadores da Saúde Coletiva. Trata-se de um relato de experiência da oficina “Ver, rever e transver: Uma festa de desformatura!”. No Ver, os contatos primários permitiram a assimilação da transformação da aprendizagem. No Rever, as racionalidades moveram os discursos de intenções, possibilidades, desejos, esperanças e motivações. E no Transver, houve a reflexão sobre os desafios de se tornar interdisciplinar, com a compreensão da necessidade de se (re)pensar a práxis pedagógica na perspectiva rizomática, abrigando pluralidades, possibilidades e conexão de saberes. Assim, foi possível a construção do conhecimento interdisciplinar por meio da educação transformadora como premissas pedagógicas necessárias aos educadores da Saúde Coletiva.

Palavras-chave 
Ensino; Aprendizagem; Comunicação interdisciplinar; Saúde Pública; Formação profissional

Acesso em: https://doi.org/10.1590/Interface.190566