A escrita de narrativas e o desenvolvimento de práticas colaborativas para o trabalho em equipe

OLIVEIRA, Cláudia Maria de; BATISTA, Nildo Alves; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva e UCHOA-FIGUEIREDO, Lúcia da Rocha. A escrita de narrativas e o desenvolvimento de práticas colaborativas para o trabalho em equipe. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.59, pp.1005-1014. Epub 13-Maio-2016. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0660.

O objetivo deste artigo é analisar o potencial da narrativa como mais uma estratégia para o desenvolvimento do trabalho em equipe, por meio da prática colaborativa. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a 18 estudantes da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional(e). Resultados revelam que a escrita de narrativas sensibiliza para o cuidado em equipe multiprofissional de saúde, por meio de acordos e do respeito às particularidades profissionais e pessoais de cada um.

Palavras-chave : Educação interprofissional; Educação em saúde; Narrativa; Práticas colaborativas; Trabalho em equipe.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832016000401005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt