Este trabalho objetivou descrever e analisar conteúdos sobre alimentação saudável e dietas em páginas do Facebook (FB). Foram selecionadas vinte páginas em português. Os quarenta posts mais curtidos foram alvo de análise de conteúdo, modalidade temática. Enunciados dos posts revelaram uma “dialética do sabor”, que seria solucionada por receitas culinárias divulgadas à moda food porn. O emagrecimento é pautado como urgência que demanda controle e vigilância, no qual quizzes e desafios configuram estratégias motivacionais. Observaram-se esforços para validação das informações por meio de “slogans de cientificidade” e referências a profissionais da saúde. Conclui-se que a rede social mostra-se pertinente para interações comunicativas sobre alimentação e nutrição, entretanto, muitos conteúdos voltaram-se para promoção e venda de serviços e produtos dietéticos, suscitando indagações sobre suas potencialidades para promoção da saúde.
Palavras-chave : Mídias sociais; Alimentação saudável; Informação de saúde ao consumidor; Disseminação de informações