De patológicos a higiênicos: os lares modernos e a imprensa no Brasil pós-Segunda Guerra Mundial

KOBAYASHI, Elizabete Mayumy  e  HOCHMAN, Gilberto. De patológicos a higiênicos: os lares modernos e a imprensa no Brasil pós-Segunda Guerra Mundial. Interface (Botucatu) [online]. In press. .  Epub 29-Ago-2016. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0435.

Este artigo discute a patologização dos lares brasileiros como estratégia dos publicitários e anunciantes para convencer as donas de casa de que a solução dos problemas com insetos era o consumo de produtos industrializados. Eletrodomésticos, inseticidas e produtos de limpeza eram oferecidos como capazes de transformar as casas “doentes” em ambientes higiênicos e saudáveis. Nos anos de 1940 a 1960, o Brasil buscava consolidar seu parque industrial e seu mercado consumidor, o que tornava necessário substituir as soluções caseiras e tradicionais por produtos ditos modernos. O argumento deste trabalho é que essa oferta de soluções modernas para os problemas de manutenção de um lar salubre encontrou uma cultura da higiene já estabelecida nas classes médias urbanas brasileiras.

Palavras-chave : Consumo; Higiene; Imprensa; Inseticidas; Industrialização.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832016005019101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt