Tematizar o impacto na educação pelo trabalho em saúde: abrir gavetas, enunciar perguntas, escrever

GUSMAO, Renata Castro; CECCIM, Ricardo Burg  e  DRACHLER, Maria de Lourdes. Tematizar o impacto na educação pelo trabalho em saúde: abrir gavetas, enunciar perguntas, escrever. Interface (Botucatu)[online]. 2015, vol.19, suppl.1, pp. 695-707.  Epub 25-Ago-2015. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0830.

O tema do impacto, frequente na discussão envolvendo políticas públicas de saúde, foi tomado em consideração. Ponderou-se o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, incentivo político-financeiro do Ministério da Saúde, para questionar o dimensionamento da integração ensino-serviço. Pretendeu-se instigar ao pensamento, não apresentar métodos e técnicas, entretanto, usou-se um programa orientado pela ação das redes de atenção e objeto de um estudo de impacto. O objetivo foi contribuir com uma espécie de diálogo aberto, levantando questões e apontando a importância de uma rede de pensamento. O impacto, tornado uma pergunta, foi o impulsionador, concluindo-se que faz-se necessário: abrir gavetas (problematizar concepções de base), enunciar perguntas (acolher desafios inovadores) e escrever (elaborar raciocínios disruptores), de modo que uma pesquisa, análise, ou avaliação lance problemas, desafios e disrupturas quando se quer novos arranjos de conhecimentos e práticas.

Palavras-chave : Educação pelo Trabalho para a Saúde; PET-Saúde; Integração ensino-serviço; Educação na saúde; Impacto.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832015000500695&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt