Entre políticas (EPS – Educação Permanente em Saúde e PNH – Política Nacional de Humanização)

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Entre políticas (EPS – Educação Permanente em Saúde e PNH – Política Nacional de Humanização): por um modo de formar no/para o Sistema Único de Saúde (SUS)

VASCONCELOS, Michele de Freitas Faria de; NICOLOTTI, Célia Adriana; SILVA, Jeane Felix da e PEREIRA, Sônia Maria Lievori do Rego. . Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.59, pp.981-991. Epub 15-Ago-2016. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0707.

Situando-nos no cruzamento entre as áreas da saúde e educação, propomos refletir sobre formação no/para o SUS a partir de nossas experiências junto à Rede Cegonha, no Ministério da Saúde, especificamente no acompanhamento da implantação dos Centros de apoio ao desenvolvimento de boas práticas na gestão e atenção obstétrica e neonatal. Entendendo o campo da saúde como um território de ensino (formatações pedagógico-corporais) e de aprendizagens (experimentação de formas singulares de práticas de saúde), pensamos que a qualificação do cuidado em saúde (nesse caso particular, de mulheres e crianças) passa pela experimentação de um referencial ético-político-pedagógico que se desdobra em diretrizes formativas cuja potência parece se situar na gestação de um certo modo de fazer-saber-produzir formação no SUS que se tece na indissociabilidade entre trabalho-formação-intervenção-gestão.

Palavras-chave : Educação; Saúde Pública; Formação em Saúde; Educação Permanente; Formação-intervenção.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832016000400981&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt