BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva et al. Formação em Saúde: reflexões a partir dos Programas Pró-Saúde e PET-Saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, suppl.1, pp. 743-752. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0996.
Tem-se como objetivo refletir sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde. Trata-se de um estudo descritivo com o uso das ferramentas qualitativas da análise documental. A partir dos documentos e dados apreendidos, foram construídos como eixos analíticos: (1) raízes históricas – explorando origens; (2) Pró-Saúde e PET-Saúde: conhecendo trajetórias; (3) integração ensino-serviço: uma ideia-chave estruturante; (4) do desejo de mudança às práticas de integração e aprendizagem interprofissional: e por falar em potências e limites. Conclui-se que os Programas Pró-Saúde e Pet-Saúde têm potência significativa para atuarem como políticas indutoras da reorientação em saúde que sinalizam avanços no tocante à integração ensino-serviço e à formação interprofissional.
Palavras-chave : Educação em Saúde; Serviços de integração docente-assistencial; Políticas públicas.