Resumo

CHAVES, Simone Edi  e  RATTO, Cleber Gibbon. Fronteiras da formação em saúde: notas sobre a potência da vulnerabilidade. Interface (Botucatu) [online]. In press. .  Epub 07-Dez-2017. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0697.

Este ensaio apresenta uma reflexão de autores implicados no debate da formação profissional em saúde. O texto discute, com referencial pós-estruturalista, as fronteiras da formação como uma abertura às forças do acontecimento, sustentando que a aprendizagem se dá não apenas por linhas institucionais formais, mas na força dos encontros e das derivas. São os fatores de exposição à diferença que dão consistência à figura de uma ‘pedagogia’ da vulnerabilidade. Colocam-se em questão as amarras das políticas de regulação do ensino da saúde em contraponto com brechas dos processos formativos que ocorrem no cotidiano. O texto aponta a potência de uma proposta de formação em saúde que esteja comprometida ética e politicamente com a vida enquanto devir e acontecimento.

Palavras-chave : Educação; Saúde; Formação; Devir.

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832017005022115&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt