Já no Scielo? Formar professores universitários: tarefa (im)possível?

VASCONCELLOS, Maura Maria Morita e SORDI, Mara Regina Lemes de.Formar professores universitários: tarefa (im)possível?. Interface (Botucatu) [online]. ahead of print, pp. 0-0. Epub 16-Fev-2016. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0450.

Este artigo deriva de pesquisa de pós-doutoramento a respeito de programas institucionalizados de formação docente. Pretende-se problematizar ações formativas para a docência no Ensino Superior realizadas em universidades públicas, com vistas a identificar riscos, tensões e desafios enfrentados pelos programas institucionalizados. Num estudo exploratório descritivo, foram consultados coordenadores de programas, por meio de entrevista presencial, e reconhecidos pesquisadores da área de formação pedagógica universitária, utilizando-se entrevista por e-mail. A análise apoia-se no método hermenêutico-dialético. Aparecem como desafios: a luta constante na resistência às políticas reguladoras que caminham na contramão de uma educação que vise a uma qualidade social; a sustentabilidade das políticas institucionais; a valorização de uma formação pedagógica universitária regida por princípios éticos e políticos aderentes à emancipação humana, e, como estratégia de luta contra-hegemônica, a construção de redes de articulação entre os programas existentes.

Palavras-chave : Ensino Superior; Docência universitária; Programas de formação docente.