Já no Scielo: Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde

FREITAS, Daniel Antunes et al. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface (Botucatu) [online]. ahead of print, pp. 0-0.  Epub 22-Jan-2016. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1177.

O objetivo deste trabalho foi identificar os saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem em saúde dos professores de uma universidade pública. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevista com 11 professores, baseando-se no método da entrevista aberta ou em profundidade. Os resultados apontam carência na formação para o exercício da atividade docente em saúde, cujos saberes docentes específicos acarretam um processo de ensino-aprendizagem pautado no ensino tradicional. Ao mesmo tempo, indicam que, ao incorporarem novos saberes, elegem práticas inovadoras e facilitadoras em favorecimento do ensino-aprendizagem discente. Desse modo, destaca-se a necessidade de se ampliar a discussão acerca do tema, sobretudo no que se refere ao papel da gestão e à formação didático-pedagógica do corpo docente em saúde, essencial para se alcançar a formação preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.

Palavras-chave : Ensino-aprendizagem; Educação Superior; Docentes; Saúde.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832016005001101&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt