Metodologias participativas de pesquisa e educação popular: reflexões sobre critérios de qualidade

STRECK, Danilo Romeu. Metodologias participativas de pesquisa e educação popular: reflexões sobre critérios de qualidade. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.58, pp.537-547.  Epub 01-Mar-2016. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0443.

O artigo, derivado da experiência de pesquisa do autor e de avaliações de trabalhos de pesquisa na educação popular, propõe a discussão de critérios de qualidade e validade das metodologias participativas, as quais, desde sua origem na América Latina, apresentam importantes afinidades com a educação popular. São discutidos, na ótica das metodologias participativas, os seguintes tópicos: a relevância social, a qualidade de descrição e de interpretação, a reflexividade coletiva, a qualidade da relação entre os sujeitos da pesquisa e a praticabilidade do conhecimento. Na conclusão, argumenta-se que a discussão sobre a qualidade da pesquisa em educação e educação popular pode contribuir para fazer frente ao produtivismo acadêmico, onde são confundidos critérios de quantidade e qualidade, a superar a dicotomização entre produtores e consumidores ou usuários de pesquisa, e para fomentar a densidade teórica da área.

Palavras-chave : Educação popular; Pesquisa em educação; Qualidade da pesquisa; Metodologias participativas; Relevância social.

 

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832016000300537&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt