O desenvolvimento da colaboração interprofissional em diferentes contextos de residência multiprofissional em Saúde da Família

Resumo

ARRUDA, Gisele Maria Melo Soares; BARRETO, Ivana Cristina de Holanda Cunha; RIBEIRO, Kelen Gomes  e  FROTA, Amanda Cavalcante. O desenvolvimento da colaboração interprofissional em diferentes contextos de residência multiprofissional em Saúde da Família.Interface (Botucatu) [online]. In press. .  Epub 07-Dez-2017. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0859.

Analisou-se a colaboração interprofissional (CIP) em um programa de residência multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) por meio da tipologia da colaboração interprofissional de D’Amour e colaboradores. Realizou-se estudo analítico de casos múltiplos, utilizando observação participante e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores do programa, preceptores e residentes de dois municípios do Ceará, totalizando 24 participantes. O corpus de dados foi submetido à análise temática referenciada na tipologia de D’Amour com triangulação das informações da observação e entrevistas. Observou-se o fortalecimento de todos os indicadores da CIP, tanto pela condução político-pedagógica do programa quanto pelo processo de trabalho na Estratégia Saúde da Família. A RMSF é um projeto inovador, porém, sua dinâmica de educação interprofissional pelo trabalho necessita ser melhor sistematizada para garantir a CIP ativa. Sugere-se fortalecimento da preceptoria em serviço, com capacitação e maior valorização desses profissionais.

Palavras-chave : Internato e residência; Saúde da Família; Relações interprofissionais.

Link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832017005022117&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt