BREHMER, Laura Cavalcanti de Farias e RAMOS, Flávia Regina Souza. O modelo de atenção à saúde na formação em enfermagem: experiências e percepções. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.56, pp. 135-145. Epub 03-Nov-2015. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0218.
O estudo buscou identificar, na formação em enfermagem, como se expressa o modelo de atenção à saúde na percepção de alunos, docentes e profissionais da Atenção Básica à Saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Os casos foram cinco cursos de graduação de diferentes instituições do estado de Santa Catarina. Os resultados são apresentados em três categorias: “Hegemonia e contra-hegemonia: a coexistência de duas abordagens na atenção à saúde”, “Da teoria a prática, como o modelo de atenção à saúde se expressa em dois âmbitos da formação” e “Interdisciplinaridade… Avanços, viés?”. Como processo, o modelo de atenção requer foco contínuo nas discussões entre ensino e serviço. O planejamento e avaliação em conjunto refletem concretamente para a qualidade da assistência e para o desenvolvimento das habilidades profissionais. Apesar dos limites, há avanços inegáveis para a consolidação do modelo de atenção.
Palavras-chave : Educação Superior; Modelos de atenção à Saúde; Atenção Primária à Saúde; Interdisciplinaridade.