O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde

SORDI, Mara Regina Lemes De; LOPES, César Vinicius Miranda; DOMINGUES, Sidney Marcel e CYRINO, Eliana Goldfarb. O potencial da avaliação formativa nos processos de mudança da formação dos profissionais da saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, suppl.1, pp. 731-742. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.1079.

Apresenta-se um modelo avaliativo voltado para a indução de mudanças da formação dos profissionais da saúde em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Discutem-se potências e fragilidades dos programas Pró-PET-Saúde a partir das percepções dos atores locais, expressas em relatórios que nortearam a visita de avaliação realizada por assessores do Ministério da Saúde, conduzida na perspectiva formativa. Os dados confirmam repercussões positivas: na relação escolas e serviços de saúde, com avanços diferenciados na dinâmica curricular dos cursos; e no envolvimento de instituições e estudantes nas redes de atenção à saúde, com ampliação do compromisso com o SUS. Fragilidades são apontadas na sustentabilidade dos programas que requerem, das instituições, garantia de condições para o envolvimento, em larga escala, de todos os estudantes nas atividades desenvolvidas pelos programas, e ampliação das parcerias com os municípios e as regiões de saúde para firmação desta agenda.

Palavras-chave : Avaliação educacional; Avaliação de Processos e Resultados (Cuidados de Saúde); Educação em saúde; Programas nacionais de saúde.

 

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832015000500731&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt