Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro

REEVES, Scott. Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.56, pp. 185-197. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0092.

A educação interprofissional (EIP) é uma atividade que envolve dois ou mais profissionais que aprendem juntos de modo interativo para melhorar a colaboração e qualidade da atenção à saúde. Pesquisas vêm revelando continuamente que profissionais de saúde e serviço social enfrentam uma série de problemas na coordenação e colaboração interprofissional que impactam na qualidade e segurança da atenção. Estes estudos empíricos levaram formuladores de políticas de atenção e educação na saúde a investir em EIP para ajudar a enfrentar tais dificuldades colaborativas. Espera-se que a EIP possibilite a profissionais de saúde e serviço social as habilidades necessárias para trabalhar efetivamente juntos para garantir uma atenção de alta qualidade e com segurança para os pacientes. Ao discutir uma série de problemas profissionais, educacionais e organizacionais relacionados à EIP, o presente trabalho defende que esta forma de educação é uma estratégia importante para garantir uma atenção à saúde segura e eficaz.

Palavras-chave : Educação interprofissional; Aprendizado colaborativo; Colaboração interprofissional; Trabalho em equipe; Segurança do paciente.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832016000100185&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt