Práticas educativas em Segurança Alimentar e Nutricional: reflexões a partir da experiência da Estratégia Saúde da Família em João Pessoa, PB, Brasil

VASCONCELOS, Ana Claudia Cavalcanti Peixoto de  e  MAGALHAES, Rosana. Práticas educativas em Segurança Alimentar e Nutricional: reflexões a partir da experiência da Estratégia Saúde da Família em João Pessoa, PB, Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.56, pp. 99-110.  Epub 03-Nov-2015. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0156.

Buscou-se analisar os principais desafios e perspectivas das ações educativas em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a partir da experiência da Estratégia Saúde da Família (ESF) em João Pessoa. Foi realizado um estudo de caso exploratório de natureza qualitativa, que envolveu consulta documental, entrevistas semiestruturadas e observação local. Conclui-se que, apesar dos avanços no que se refere às dinâmicas de expansão e consolidação da ESF no município, persistem importantes desafios para a introdução da abordagem da SAN nas práticas educativas locais. Variáveis contextuais, tais como a baixa qualificação das equipes, a alta rotatividade dos profissionais e a fragilidade na integração entre os serviços de saúde e as comunidades, emergiram como aspectos a serem superados.

Palavras-chave : Educação em saúde; Segurança Alimentar e Nutricional; Implementação; Saúde da família.

 

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832016000100099&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt