Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar.

TOASSI, Ramona Fernanda Ceriotti  e  LEWGOY, Alzira Maria Baptista.Práticas Integradas em Saúde I: uma experiência inovadora de integração intercurricular e interdisciplinar. Interface (Botucatu)[online]. 2016, vol.20, n.57, pp.449-461.  Epub 22-Jan-2016. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0123.

Este artigo analisa uma experiência curricular inovadora chamada ‘Práticas Integradas em Saúde I’, proposta pela Coordenadoria de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O foco do estudo são os processos de ensino-aprendizagem em um contexto interdisciplinar e multiprofissional no território de uma Unidade de Saúde da Família do Distrito Sanitário Glória-Cruzeiro-Cristal, Porto Alegre. A metodologia utilizada envolveu a análise de conteúdo do plano de ensino da disciplina e de narrativas individuais e coletivas (diários de campo, portfólios e relatórios) elaboradas por estudantes e tutores entre 2012 e 2014. Esta proposta tem possibilitado o convívio entre estudantes e professores de diferentes cursos de graduação, aproximando-os dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde e transformando currículos. Também promove a compreensão das redes de saúde e a prática interdisciplinar do cuidado em saúde.

Palavras-chave : Educação Superior; Currículo; Serviços de integração docente-assistencial; Sistema Único de Saúde; Relações interprofissionais.

Acesso emhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832016000200449&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt