Resumo
SILVA, Luiz Anildo Anacleto da; SODER, Rafael Marcelo; OLIVESKI, Cínthia Cristina e FRIZZO, Mirian Natali. Programa de Aprimoramento e Revitalização do Conhecimento na Enfermagem e Saúde. Interface (Botucatu) [online]. In press. . Epub 21-Set-2017. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0629.
Objetivo deste trabalho foi compreender como a aprendizagem significativa pode contribuir para a construção do conhecimento e formação na perspectiva de estudantes de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram 12 estudantes de um curso de Enfermagem participantes de um programa de ensino. Os resultados permitiram a construção de duas categorias: contribuições na formação em Enfermagem e na construção do conhecimento. Conclui-se que o oferecimento de programas educativos com metodologias alternativas contribui para a construção do conhecimento, formação e Enfermagem. Um dos principais fatores contributivos refere-se à possibilidade da construção coletiva, proporcionando aos estudantes uma participação ativa, crítica e reflexiva nas atividades educativas.
Palavras-chave : Enfermagem; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem.