Resumo
BRILHANTE, Aline Veras Morais; GIAXA, Renata Rocha Barreto; BRANCO, July Grassiely de Oliveira e VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza.
Cultura do estupro e violência ostentação: uma análise a partir da artefactualidade do funk.
Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e170621. Epub 21-Jan-2019. ISSN 1414-3283.
http://dx.doi.org/10.1590/interface.170621.
Analisaram-se, à luz do construcionismo social, músicas de funk com ampla repercussão midiática e compartilhamento em serviços de streaming, cujos discursos remetem à violência sexual – Baile de Favela e Malandramente. A apreciação ocorreu por meio da análise dialógica, sendo, após, construído o mapa dialógico. Os resultados mostram a construção da vítima perfeita, que naturaliza a violência sexual por meio da culpabilização da vítima, a erotização da infância na construção de vítimas e agressores, cuja puerilidade é ironizada naturalizando a violência sexual e a exaltação do estupro coletivo, explorando possibilidades de relações sexuais permeadas pela violência de gênero. Os achados descortinaram um panorama preocupante. À parte do importante papel do funk como prática cultural emancipatória, os sentidos da violência sexual nos discursos expuseram a construção de relações conflituosas entre os gêneros como norma social.
Palavras-chave : Estupro; Cultura do estupro; Violência de gênero.