Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos

equidade

Resumo

ROCHA, Dais Gonçalves; SOUZA, Dyana Helena de  e  CAVADINHA, Edu.

Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos.

Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e180017.  Epub 18-Fev-2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.180017.

Propõe-se o diálogo sobre a implementação da lente da equidade nos cursos de graduação de uma universidade pública brasileira, a partir da análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e revisão de literatura utilizando descritores de língua portuguesa, inglesa e espanhola. Será também objeto de estudo a apresentação das políticas nacionais de equidade e de formação em saúde que têm contribuído com o debate da equidade na saúde. A revisão da literatura evidenciou a incipiência de publicação na temática, predominando estudos sobre a inclusão e/ou inserção de determinados grupos populacionais no ensino superior. Identificou-se que a lente da equidade está presente nas DCN de alguns cursos e existem experiências que estão favorecendo a formação. Recomenda-se uma maior defesa da formação em equidade nas instituições de ensino superior no contexto de revisão das DCN a partir da articulação da sociedade civil e de movimentos populares.

Palavras-chave : Equidade em saúde; Diretrizes Curriculares Nacionais; Currículo; Promoção da equidade.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000100216&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt