Indicadores para avaliação de Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi): resultados de uma pesquisa-intervenção

saudecrianca

Resumo

BUSTAMANTE, Vania; ONOCKO-CAMPOS, Rosana; SILVA, Alice Andrade  and  TREICHEL, Carlos Alberto dos Santos. Indicadores para avaliação de Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi): resultados de uma pesquisa-intervenção. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190276.  Epub Nov 27, 2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.190276.

Apresentam-se indicadores para avaliação dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) desenvolvidos como resultado de uma pesquisa participativa, com embasamento teórico hermenêutico, com trabalhadores dos Capsi de uma grande cidade brasileira. Ofertou-se um curso – envolvendo aulas, grupo de apreciação partilhada (GAP), atividades de dispersão e produção de narrativas –, culminando em oficinas de construção de indicadores e de consenso. O exercício interpretativo envolveu a organização das transcrições dos GAPs e sua transformação em narrativas. Várias releituras e reinterpretações constituíram o círculo hermenêutico. Foram pactuados 24 indicadores quantitativos em torno de seis dimensões: acolhimento; projeto terapêutico singular (PTS); brincar e ambiência; articulação com a rede; cuidado às famílias; e processo de trabalho e sofrimento. Os indicadores atendem critérios de qualidade e dialogam com a literatura da área, estando disponíveis para serem utilizados pelos Capsi com eventuais adaptações em função de cada contexto.

Palavras-chave : Serviços de saúde mental; Serviços de saúde da criança; Serviços de saúde do adolescente; Indicadores de serviços.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832020000100210&lng=en&nrm=iso&tlng=pt