Instrumento sobre a formação em saúde LGBTI+ de estudantes de Enfermagem, Medicina e Odontologia

Moretti-Pires RO, Leiria M, Flores JM, Junior ZCT, Oliveira DC. Instrumento sobre a formação em saúde LGBTI+ de estudantes de Enfermagem, Medicina e Odontologia. Interface (Botucatu). 2024; 28: e230624. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.230624

Resumos

A sexualidade humana é um tema complexo, sendo acompanhado também por fatores biológicos, psicológicos e, sobretudo, sociais. O artigo objetiva apresentar a construção de um instrumento para a avaliação do conhecimento clínico sobre saúde LGBTI+ entre estudantes de Enfermagem, Medicina e Odontologia. A partir de revisão de literatura, foi desenvolvido um questionário com 76 itens, que passou pelas seguintes etapas: (1) análise de linguagem e adequação de conteúdo por meio de seis grupos focais com 21 estudantes heterossexuais e vinte LGBTI+ dos três cursos; e (2) Técnica Delphi, com 16 experts em educação superior nas três formações; e em gênero e diversidade sexual. Os dados do processo apontam que o instrumento, em sua versão final de quarenta itens, está adequado para a avaliação da formação dos estudantes para a assistência à saúde de pessoas LGBTI+.

Palavras-chave Minorias sexuais e de gênero; Formação profissional em Saúde; Avaliação de recursos humanos em Saúde; Instrumento; Ensino superior

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.230624