Os vinte anos da Educação na Interface: trajetória, tendências e desafios

Os vinte anos da educação na interface trajetoria tendencias e desafios 2019 0192 Mara Mara 4T19

Resumo

SORDI, Mara Regina Lemes De; SANTOS, Marcos Henrique Almeida dos  e  MENDES, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz.

Os vinte anos da Educação na Interface: trajetória, tendências e desafios. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190192.  Epub 23-Set-2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.190192.

O texto resgata os vinte anos do eixo Educação na revista Interface e problematiza essa trajetória a partir de suas publicações. O olhar para esses trabalhos revela as tendências predominantes e reflete acerca dos desafios para as próximas décadas. As categorias de análise: Formação Profissional em Saúde; Políticas de Reorientação da Formação Profissional em Saúde/Docência em Saúde; Práticas Educativas em Saúde e Fundamentos Teóricos e/ou Metodológicos da Educação são acionadas para contemplar o conjunto de temáticas abordadas pelos autores no período histórico do estudo e nos diferentes espaços da revista, em estreita relação com suas finalidades no âmbito da socialização do conhecimento no campo da educação e saúde. Conclui-se que o periódico tem se mostrado espaço importante de sistematização e reflexões tanto dos desafios gerais da educação quanto dos específicos da educação em saúde, potencializando avanços qualitativos na formação profissional.

Palavras-chave : Educação e saúde; Formação profissional; Socialização do conhecimento; Vinte anos de Interface.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832020000100203&lng=pt