Percepções da integração ensino-serviço-comunidade: contribuições para a formação e o cuidado integral em saúde

Percepções da integração ensino serviço comunidade contribuições para a formação e o cuidado integral em saúde 2019 0499 Joao 3T20

Resumo

SILVEIRA, João Luiz Gurgel Calvet daKREMER, Maira MarinaSILVEIRA, Maria Elisa Ugarte Calvet da  e  SCHNEIDER, Ana Célia Teixeira de Carvalho. Percepções da integração ensino-serviço-comunidade: contribuições para a formação e o cuidado integral em saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190499.  Epub 15-Maio-2020. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/interface.190499.

O presente estudo objetiva conhecer a percepção dos sujeitos no processo de ensino-aprendizagem-cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS), com base no perfil profissional e nas competências e habilidades recomendadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação da saúde. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada por meio de técnicas de entrevista não diretiva e grupos focais, envolvendo 42 participantes, sendo: professores, estudantes e gestores das instituições de ensino além de usuários, profissionais e gestores da Secretaria Municipal de Promoção de Saúde (SEMUS). A percepção dos diferentes sujeitos que produzem e vivenciam a integração ensino-serviço-comunidade (IESC) revela afinidade com o perfil profissional e com as competências e habilidades comuns recomendadas nas DCNs dos cursos de graduação da área da saúde. A IESC é compreendida como espaço necessário para a efetivação das DCNs e para se alcançar o perfil profissional proposto.

Palavras-chave : Política pública; Sistemas de saúde; Serviços de integração docente-assistencial; Diretrizes curriculares nacionais.

Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832020000100235&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt