Artigos

Resumo

CASANOVA, Isis Alexandrina; BATISTA, Nildo Alves e MORENO, Lídia Ruiz. A Educação Interprofissional e a prática compartilhada em programas de residência multiprofissional em Saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.1, pp.1325-1337. Epub 10-Jul-2018. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0186. O artigo tem por objetivo analisar os princípios, concepções e práticas da Educação Interprofissional, com ênfase na prática compartilhada em programas de residência multiprofissional em Saúde (PRMS) nas instituições de ensino superior (IES) do Estado de São Paulo, Brasil. Foi realizada análise documental dos projetos pedagógicos (PP), aplicação de instrumento tipo Likert e perguntas abertas a 76 residentes de 13 PRMS. A análise temática dos PP mostra ênfase na responsabilização da equipe perante os casos clínicos e

Resumo

ARRUDA, Gisele Maria Melo Soares; BARRETO, Ivana Cristina de Holanda Cunha; RIBEIRO, Kelen Gomes e FROTA, Amanda Cavalcante. O desenvolvimento da colaboração interprofissional em diferentes contextos de residência multiprofissional em Saúde da Família. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.1, pp.1309-1323. Epub 07-Dez-2017. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0859. Analisou-se a colaboração interprofissional (CIP) em um programa de residência multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) por meio da tipologia da colaboração interprofissional de D’Amour e colaboradores. Realizou-se estudo analítico de casos múltiplos, utilizando observação participante e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores do programa, preceptores e residentes de dois municípios do Ceará, totalizando 24 participantes. O corpus de dados foi submetido à análise temática referenciada na

Resumo

RODRIGUES, Luciana Soares et al A evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde na modalidade a distância. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.66, pp.889-901. Epub 14-Maio-2018. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0129. Este estudo avalia a evasão em um curso de especialização em Gestão em Saúde. O método de estudo de caso foi conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas com alunos evadidos e análise documental. Os resultados apontaram que a evasão foi um processo bastante heterogêneo e provocado por vários motivos, entre eles, dificuldades em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação adotadas em cursos a distância, e de conciliar os estudos com trabalho e/ou família, além da baixa interação alunotutor-professor. Foi possível concluir que
Entrelaçamento voz e emoção na percepção docente sob a ótica da fenomenologia de Merleau-Ponty. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.66, pp.865-876. Epub 14-Maio-2018. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0344. A voz é uma ferramenta de trabalho do professor, refletindo suas condições de saúde e emoções. Este estudo objetiva compreender a percepção de professoras sobre o entrelaçamento de voz e emoções. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de grupos focais com 26 professoras do ensino fundamental. Utilizou-se a fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty para análise dos dados, conduzindo- se pela noção de corpo e de entrelaçamento homem e mundo. As categorias identificadas foram: “desdobramentos do trabalho

Resumo

MACHADO, Sávia Souza; MOREIRA, Luiz Carlos Hubner; NASCIMENTO, Maria Ângela Alves do e CASOTTI, Elisete.

Apoio Institucional na ótica de gestores, apoiadores e trabalhadores: uma aproximação da realidade a partir de diferentes lugares. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.66, pp.813-825. Epub 21-Maio-2018. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0829. Trata-se de estudo sobre sentidos e significados atribuídos ao Apoio Institucional na Atenção Básica em dois municípios do oeste baiano, Nordeste do Brasil. Participaram 22 profissionais, entre gestores, apoiadores e trabalhadores de equipes de Saúde da Família. A entrevista e a observação foram utilizadas como técnicas de coleta de dados, e o material empírico analisado na perspectiva da análise de

Resumo

VIDELA, Camila Fuenzalida and MUNOZ, Andrea Velásquez Vivências de usuárias lésbicas sobre o processo de atenção perinatal na região metropolitana do Chile em 2016. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.66, pp.777-787. Epub May 17, 2018. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0254. O objetivo do trabalho foi percorrer as vivências da atenção perinatal, de usuárias lésbicas na região metropolitana do Chile em 2016. Trata-se de estudo transversal de exploração com abordagem fenomenológica, utilizando a amostragem em bola de neve. Foram realizadas entrevistas em profundidade, com análise de conteúdo. Foram observadas vivências favoráveis das usuárias lésbicas acerca de seus processos de gestação, parto e puerpério, e um tratamento inclusivo e sem discriminação dos prestadores de saúde. Existe uma geral
 

Resumo

ALMEIDA, Renata Barreto Fernandes de et al. O tratamento da dependência na perspectiva das pessoas que fazem uso de crack.

Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.66, pp.745-756. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0940.

O artigo pretende compreender, a partir da fala dos usuários, quais os aspectos fundamentais para o sucesso no tratamento da dependência do crack. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, onde foram entrevistadas 39 pessoas que fazem uso de crack, atendidas num programa de proteção social para usuários de drogas. Para a compreensão das narrativas, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, com referencial teórico baseado em Bardin. Foram mencionados, como importantes aspectos, realizar tratamento voluntário e espiritualidade, categorias que podemos

Resumo

DALLEGRAVE, Daniela e CECCIM, Ricardo Burg. Encontros de aprendizagem e projetos pedagógicos singulares nas residências em Saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.66, pp.877-887. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0020. São apresentados os conceitos de “encontros de aprendizagem” e de “projetos pedagógicos singulares”, ambos resultantes do estudo sobre o ensino da saúde em programas de residência. O primeiro refere-se à ética do acompanhamento e ao acoplamento educação-trabalho; o segundo, à constituição de currículos singulares em substituição a currículos conservadores. A metodologia do estudo foi designada como “pesquisar com Alice” (Alice no País das Maravilhas), usando a multiplicidade de comunicações sistemáticas (convite à conversa) e assistemáticas (escutas em cenas de debate) proporcionadas por um Encontro Nacional

Resumo

SANTOS, Viviane Fernandes Conceição dos; BORGES, Zulmira Newlands; LIMA, Sônia Oliveira e REIS, Francisco Prado. Percepções, significados e adaptações à hemodiálise como um espaço liminar: a perspectiva do paciente. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.66, pp.853-863. Epub 05-Abr-2018. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0148. Este trabalho apresenta um olhar etnográfico sobre a experiência das pessoas que dependem da hemodiálise para continuar vivendo. Neste artigo, o foco é o paciente, apresentamos suas percepções e experiências, tomando como base seu convívio com a doença e suas estratégias de enfrentamento, pois as características bastante peculiares desse tratamento geram uma relação complexa, acompanhada de contradições e ambiguidades. Os entrevistados, com idades entre 18 e setenta anos, estavam

Resumo

BARROS, Rebeca Silva de; PEREIRA, Maria José Bistafa e SANTOS, Claudia Benedita dos. Mandala de avaliação: oferta de um instrumento para realização de processos avaliativos no Apoio Institucional. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.66, pp.827-840. Epub 17-Maio-2018. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0787. O Apoio Institucional (AI), estratégia metodológica para a cogestão, surge como inovação para ampliação da democracia institucional no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo experimentada nos níveis municipal, estadual e federal. A revisão de literatura identificou lacunas na publicação científica relacionada a: formação, acompanhamento, supervisão e avaliação do processo de trabalho de apoiadores institucionais. Este artigo apresenta a Mandala de Avaliação como instrumento para realização de processos avaliativos no AI com

Resumo

BRANDAO, Elaine Reis. Hormônios sexuais, moralidades de gênero e contracepção de emergência no Brasil. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.66, pp.769-776. Epub 05-Abr-2018. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0216. Propõe-se discutir juízos sociais distintos sobre o crescente uso de hormônios sexuais, para fins contraceptivos ou não, prática cada vez mais abrangente no contexto internacional e no Brasil. Há uma expansão vertiginosa de indicações clínicas para uso de hormônios sexuais em diferentes circunstâncias da vida (como envelhecimento, embelezamento, melhoria de performance sexual e física), sendo tais inovações tecnológicas propagadas com entusiasmo pela mídia. Paradoxalmente, convive-se com certa reserva ao uso da contracepção de emergência pelas jovens mulheres. A despeito da popularização do conhecimento científico sobre hormônios sexuais

Resumo

CARVALHO, Maria Raquel Rodrigues; JORGE, Maria Salete Bessa e FRANCO, Túlio Batista. “Minha filha devolveu minha vida”:uma cartografia da Rede Cegonha. Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.66, pp.757-767. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0503. O estudo analisou o protagonismo do cuidado nas redes de saúde junto dos trabalhadores em uma capital do nordeste brasileiro, por meio dos entrelaces da Rede Cegonha, da Rede de Atenção Psicossocial e das Redes Vivas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e cartográfica sobre a experiência de uma gestante que utilizava drogas, abrangendo a participação de trabalhadores de saúde do território estudado, envolvidos no processo de cuidado. Os instrumentos e as técnicas de análises utilizados neste trabalho foram: oficinas, entrevista