Uso de Psicodrama em medicina no Brasil: uma revisão de literatura

LIBERALI, Rafaela e GROSSEMAN, Suely. Uso de Psicodrama em medicina no Brasil: uma revisão de literatura. Interface (Botucatu)[online]. 2015, vol.19, n.54, pp. 561-571. Epub 12-Maio-2015. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0524.

ObjetivoRealizar uma revisão da literatura sobre experiências com o uso de psicodrama na educação médica brasileira.

MetodologiaArtigos publicados entre 2003 e 2013 foram identificados a partir das principais bases de dados.

ResultadosForam encontrados sete artigos. O role playing e o sociodrama foram as técnicas de psicodrama reportadas e utilizadas para abordar aspectos do relacionamento como emoções e comportamentos e para melhorar algumas habilidades de comunicação e habilidades clínicas. O psicodrama propiciou, aos estudantes, oportunidades para reflexão crítica, questionamento da prática profissional, troca de experiências, e também diminuiu sua ansiedade e seu medo. O role playing foi usado com estudantes e com professores em desenvolvimento docente, enquanto o sociodrama foi usado apenas com alunos.

ConclusãoAinda há poucos artigos divulgando experiências com o uso de psicodrama nas escolas médicas brasileiras.

Palavras-chave : Psicodrama; Sociodrama; Educação médica; Desempenho de papéis.