CORDEIRO, Franciele Roberta e KRUSE, Maria Henriqueta Luce. A produção do currículo do final da vida por meio do dispositivo pedagógico da mídia. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, n.55, pp. 1193-1205. Epub 18-Ago-2015. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0199.
Neste artigo, que partiu de uma pesquisa documental cujo referencial teórico-metodológico foi o pensamento de Michael Foucault, analisa-se como os discursos sobre a morte circulam na mídia brasileira, produzindo um currículo do final da vida. O material empírico foi composto de dez reportagens que circularam entre 2002 e 2012 nas revistas Época e Veja. Para delimitar o corpus de análise, elaborou-se um mapeamento discursivo com o software ATLAS.ti 7, e os achados foram submetidos à análise do discurso de inspiração foucaultiana. A aceitação da morte e sua domesticação despontam como estratégias produzidas pelo Estado e legitimadas pela mídia. As revistas informativas brasileiras produzem um currículo do final da vida, ensinando e propagando a aceitação da morte e convocando os sujeitos a governarem seu fim. Aqueles que escapam dessa ordem discursiva são considerados os “anormais” no contexto do final da vida.
Palavras-chave : Morte; Enfermagem; Mídia; Educação em Enfermagem; Estudos Culturais.